AÇÕES DO AFROAMÉRICA
1
O INSTITUTO AFROAMÉRICA, em constante contato com uma de suas principais parceiras, a ASMOPES - Associação de Moradores, Pescadores e Aquicultores do Bairro 135 (localizado no município de São Félix-BA), vem desempenhando sua missão no diálogo e promoção de atividades comunitárias, além da elaboração de projetos que expressem diretamente com as necessidades e interesses da comunidade, visando a busca de emprego e renda.
A escolha desse bairro sanfelista, o bairro 135, é decorrente de suas especificidades dentro da malha urbana. Trata-se de uma comunidade secular de ocupação humana pré- colonial (assentamento indígena). Porém, fundada, quanto localidade como hoje se conhece, por antigos moradores da antiga barragem de Bananeira.
Os moradores são em sua grande maioria: Pescadores(as), profissionais da construção civil, trabalhadores informais (feirantes, , empregadas domésticas e serviços gerais. Assim sendo, é um bairro popular, constituído por famílias de baixo poder aquisitivo. Há também uma desvalorização por parte do Poder Público, que negligencia ou subdimensiona as visíveis demandas de acesso a equipamentos de cultura, esportes e lazer, produzindo uma significativa carência infanto-juvenil em especial, que se tornam socialmente vulneráveis.

2
2
2
2
O Projeto visa preservar a técnica (o saber fazer) do bordado-costura estilo Rechilieu, compreendendo-o como patrimônio material e imaterial da comunidade de São Félix e do Recôncavo da Bahia. Resguardando a identidade cultural e promovendo a geração de emprego e renda para o público alvo ao qual destina-se o curso (quilombolas e comunidades de tradição africana).
Fase: Captação de recursos.
Acesse em: Rechilieu Recôncavo
3

3

O projeto visa a criação de peixes em tanques para o consumo da comunidade e comercialização nas feira livres da região. Multiplica tem a participação de 20 famílias da localidade 135 do município de São Félix. Comunidade de remanescente de quilombolas e indígenas com vocação pesqueira a beira do rio Paraguaçu. O projeto de piscicultura solidária conta com as parcerias de técnicos do Governo do Estado e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.
Fase: Elaboração de Projeto, diálogo com a comunidade.
Acesse em: Multiplica
4
O projeto visa contribuir com o apoio pedagógico para estudantes da rede pública de ensino com dificuldades de aprendizagem que estejam em situação de retenção ou reprovação.
Consiste em bancas complementares de conteúdos pedagógicos e estratégias alternativas de sociabilização de conhecimento com metodologia dialógica baseada na pedagogia freiriana, contribuindo com o empoderamento e práticas que elevem a capacidade de compreensão, socialização e apropriação de conteúdos universais produzidos pela Humanidade.
A Escola Comprometida visa fortalecer as relações entre educadores(as) e educandos(as) na perspectiva libertária na relação dos indivíduos, com intuito de formar consciência crítica e oferecer instrumentos adequados para a produção e socialização do conhecimento.
Fase: Elaboração de Projeto, diálogo com a comunidade.
Acesse em: Escola Comprometida

5
O projeto visa o emponderamento econômico de comunidades tradicionais através de criação de galinhas caipiras para produção de ovos e galinha de corte. Vale à pena tem a participação de 80 famílias da localidade 135 do município de São Félix. O nome da localidade 135 expressa o publico alvo do projeto. Neste local, que dá nome a comunidade, havia ocas indígenas que formava a aldeia dos Tupinambás. Hoje a comunidade conta com a participação de descendetes de indígenas e quilombolas.
Fase: Elaboração de Projeto, diálogo com a comunidade.
Acesse em: Vale à Pena

6
7
O Recôncavo é a região com maior número de comunidade quilombolas do Brasil. Dentre elas, cinquenta e nove comunidades reconhecidas na bacia do Iguape. O Projeto visa fomentar o espírito cooperativo e solidário na região do recôncavo da Bahia.

CooperAfro visa promover a educação cooperativista, práticas de economia solidária e assistência técnica com o intuito de fomentar a criação de cooperativas de produção e comercialização de produtos visando a geração de emprego e renda nas comunidades.
Fase: Elaboração de Projeto, diálogo com a comunidade.
Acesse em: CooperAfro

O Projeto visa estimular a produção de ideias inovadoras na juventude. O Escritório de Ideias é um espaço para desenvolvimento de ideias criativas e inovadoras. O interessado envia suas ideias em tecnologias sócias, inovações e em economia criativa para o Instituto Afroamérica que fará a análise, verificará a viabilidade de implantação, o financiamento e execução dos projetos em cooperação com o autor.
Fase: Elaboração de Projeto, desenvolvimento de ambiente virtual para acolher as propostas. Envia suas ideias para: afroamerica10@gmail.com
Acesso em: Escritório de Ideias
8
O projeto visa o emponderamento econômico da população negra através da produção estética. Odara: no corpo e na alma visa formar profissionais qualificados na área de estética afro.
A) Tranças e cortes de cabelos afros,
B) Maquiagem, cosméticos e tratamento para pele negra,
C) Design, corte e costura em moda Afro.
O Publico alvo são jovens da região do recôncavo da Bahia.
Fase: Elaboração de Projeto, seleção e organização de ambiente para desenvolvimento as propostas.
Acesse em: Odara - No Corpo e na Alma

9
O projeto visa a formação de jovens comunicadores nas áreas de produção áudio visual, design gráfico, redes sociais e rádio difusão. Consiste em uma ação direcionada a jovens que atuam nos movimentos sociais, religiões de matriz africana e ONGs. Com o objetivo de preservar o patrimônio, divulgar ideias e manifestações culturais e religiosas, Like visa capacitar jovens multiplicadores de conteúdo, formas e técnicas de mídias digitais.
Fase: Elaboração de Projeto, diálogo com a comunidade.
Acesse em: Like

10
Em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e com o Movimento Negro Unificado - MNU, o projeto Empondera visa colaborar com processos formativos de jovens e ativistas dos mais diversos movimentos sociais com objetivo de formar lideranças que atuem no campo social e política nos territórios de identidade da Bahia, mais especificamente nas regiões do Recôncavo, Vale dos Jequiriçá e Portal do Sertão. O projeto promoverá Diálogos Formativos temáticos a partir de metodologias participativas compondo ciclos gerais de formação.
Fase: Elaboração de Projeto, diálogo com a comunidade.
Acesse em: Empondera
11
O Projeto tem por finalidade implementar os princípios do Plano Nacional da Saúde Integral da População Negra no Recôncavo baiano, com foco na formação de profissionais de saúde, agentes comunitário de saúde e nas campanhas de prevenção e auto cuidado de doenças prevalente na população negra. A população do Recôncavo é de 88% de pardos e pretos (negros). Projeto visa também realizar um cadastramento das pessoas com a doença falciforme.
Fase: Elaboração de Projeto, diálogo com os parceiros.
Acesse em: Axé